NR 11 - Operador de Pá Carregadeira

Solicite um Orçamento

NR 11 - Operador de Pá Carregadeira

O Treinamento/Curso de Operador de Pá Carregadeira tem por objetivo capacitar os participantes na operação correta e segura do equipamento visando atender a Norma Regulamentadora 11 do Ministério do Trabalho e Emprego aprovada pela Portaria n.º 3.214, de 08 de junho de 1978.

A Pá Carregadeira é um trator com uma pá em sua frente na qual se movimenta por força motriz própria. Esse tipo de máquina é muito utilizada em atividades de carregamento e descarregamento de materiais e objetos como areia, pedra, entulho entre outros. Hoje no mercado existem dois tipos de Pás Carregadeiras sendo aquelas que atuam sobre rodas e aquelas que atuam sobre esteiras. Além disso, têm diversos tamanhos e capacidades de carga, mas podem variar de acordo com modelos disponíveis.

Solicite seu orçamento para o curso de pá carregadeira agora mesmo. O curso de pá carregadeira é completo e prepara o trabalhador para exercer suas funções com segurança, eficiência e tranquilidade.

Conteúdo programático

Periodicidade:

Não tem vencimento ou data de validade, mas o cartão tem validade de 1 ano, conforme a informação abaixo:

11.1.6.1 O cartão terá a validade de um ano, salvo imprevisto. Para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.

Carga horária:

É definida de acordo com a necessidade de cada contratante, seguindo como obrigatoriedade a Norma Regulamentadora aplicada a cada treinamento.

É obrigatório?

Sim, conforme o item 11.1.5 da NR 11.

11.1.5 Nos equipamentos de transporte com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa que o habilitará para esta função.

Público-alvo:

Profissionais com interesse em adquirir conhecimento e habilidades quanto a operação de forma segura e eficiente.

Operador de Pá Carregadeira

A NR 11 estabelece a obrigatoriedade das empresas realizarem o curso de pá carregadeira e a adotarem medidas de proteção em atividades relacionadas a transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais, com o intuito de preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores envolvidos ou não na operação. Assim, determina que a instituição deve capacitar todos os seus colaboradores que, constante ou eventualmente, venham a operar equipamentos de força motriz própria. Inclusive, precisará definir cargas horárias mínimas necessárias para preservar a saúde e integridade física de seus funcionários na operação.

Por que treinar com a ADONAISEG?

A primeira etapa a ser definida antes de qualquer treinamento relacionado à área de Segurança do Trabalho é a logística necessária para que seja realizado de forma prática, organizada e que atenda todas as necessidades da empresa e de seus colaboradores.

O treinamento in company é realizado dentro das dependências da empresa. Com essa prática é possível determinar os dias e horários de acordo com a disponibilidade do cliente, assim como elaborar conteúdos que atendam, de fato, a realidade da atividade que o colaborador executa em seu dia a dia.

Nossa equipe de instrutores estão sempre se atualizando visando garantir a sua empresa e aos seus colaboradores a proficiência necessária,  a fim de multiplicar o que há de mais atual no mercado.

Entendemos que a parte prática é peça fundamental dentro do conteúdo programático dos nossos treinamentos. Por isso, buscamos simular de fato a realidade da atividade em que o colaborador executa no seu dia a dia em nossos treinamentos.

O participante receberá um certificado de participação no treinamento com nome, carga horária e o conteúdo programático. Caso não cumpra a carga horária completa, será emitida uma declaração apenas com a quantidade de horas em que o aluno esteve presente.

Oferecemos treinamentos personalizados para cada empresa, considerando o ambiente de trabalho especifico na qual o colaborador exerce suas atividades, os riscos existentes na operação e as medidas de controle necessárias para que as atividades sejam realizadas com segurança.